TRABALHO REMOTO: APRENDA A ORGANIZAR SEU HOME OFFICE

TRABALHO REMOTO: APRENDA A ORGANIZAR SEU HOME OFFICE

Você já percebeu o quanto o home office está se popularizando? Segundo pesquisa realizada pela SAP Consultoria envolvendo 200 empresas, o setor de Tecnologia da Informação já adota a prática de home office em 70% das companhias. Alguns motivos que trazem essa realidade são a disponibilidade de tecnologias que permitem a condução do trabalho de qualquer lugar e a predileção da atual geração por este modelo.

Só que nem tudo são flores: para conduzir as suas funções remotamente, você precisa ser ainda mais responsável e ter disciplinas extras que vão além das suas responsabilidades técnicas.

Otimize suas habilidades comunicativas

A distância não pode prejudicar a comunicação com a equipe, já que o problema pode impactar a qualidade dos seus resultados. É possível usar softwares para isso, como oSlack ou até mesmo o Whatsapp. Não espere as situações se agravarem: se uma mensagem não resolveu, ligue. Além disso, o trabalho remoto abre diversas oportunidade de emprego em outros países, assim, é vital que se estude novas línguas para otimizar a sua comunicação no idioma local, sendo o inglês imprescindível.

Use ferramentas de gestão de projetos

Em um home office, a necessidade de uma boa organização fica ainda maior. Felizmente, você pode contar com a ajuda de algumas plataformas. O Trello cria painéis virtuais onde você pode utilizar cartões para organizar as etapas dos seus projetos. O Basecamp cria um verdadeiro fórum de discussões para o seu trabalho, sendo possível anexar arquivos e compartilhar checklists com a equipe. O TeamGantt é uma plataforma cujo diferencial é facilitar a criação e o compartilhamento de diagramas de Gantt para controlar os seus projetos.

Existem ainda os programas JIRA Software, que conta com uma estrutura pensada para desenvolvimento ágil, e o Fusioo, que reúne funções de CRM junto com as organizacionais.

Realize reuniões remotas

Não é porque você trabalha em home office que não pode participar de reuniões com o resto da equipe: pelo contrário, a necessidade delas fica ainda maior nestes casos. Usando ferramentas de videoconferência, isso fica muito mais fácil. Você pode usar ferramentas como o Skype, o GoToMeeting e o Google Hangouts – estes dois últimos não requerem download, podendo ser executados a partir de um link na internet – para conectar múltiplas pessoas ao mesmo tempo e criar uma reunião virtual com gente de vários lugares diferentes. Lembre-se que um contato frequente com o resto da equipe é fundamental para manter todos alinhados e evitar que a falta de informações interfira na produtividade do grupo.

Determine horários de trabalho

Quando se fala em home office, geralmente se tem a impressão de que o profissional pode trabalhar a qualquer hora. No entanto, para maximizar a sua produtividade, o ideal é que você estabeleça horários de “entrada” e “saída”, como se você estivesse em um escritório. Além disso, certifique-se de que as outras pessoas da sua casa possuem consciência de que você usa estes horários para se dedicar ao trabalho, portanto isto deve ser respeitado.

Nunca deixe pontas soltas no seu trabalho

A maior flexibilidade e liberdade que o trabalho remoto proporciona faz com que você tenha ainda mais responsabilidades e seja mais disciplinado do que quem está no escritório. Por isso, não largue o trabalho com tarefas penduradas. Isso acaba tendo um impacto direto nas atividades de toda a equipe. Somente encerre o seu expediente remoto quando todas as suas pendências estiverem finalizadas – caso não seja possível, comunique-se com sua equipe.

Organize suas tarefas de forma produtiva

Visualize as partes do seu trabalho como se fossem blocos e as encaixe de maneira que todos os seus dias tenham uma quantidade equivalente. Evite acumular muitas atividades trabalhosas no mesmo dia. Saiba distribuí-las de maneira que você sempre tenha um equilíbrio produtivo de tarefas simples e complexas. Isso não só vai melhorar a qualidade dos seus resultados como também proporcionar uma motivação extra.

Trabalhar em casa não é uma tarefa fácil, mas estas dicas podem te ajudar nessa empreitada e a tecnologia está aí para isso. Acompanhe através da nossa newsletter as empresas parceiras da GeekHunter que oferecem trabalho remoto!

 

Fonte: GeekHunter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *