Ética: Conceitos básicos a respeito

Ética: Conceitos básicos a respeito

 

Iniciei os estudos presenciais da Faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas na UniCarioca e uma das matérias é Ética e Responsabilidade Social.

Abaixo seguem indivíduos que são dados como principais referências no estudo nesta matéria e algumas outras anotações da Aula 1:

Sócrates – Entendia que ética é o sinônimo de moral e é como o caminho para entender o que é justiça.

Platão (Discípulo de Sócrates) – Define que Ética é a reflexão em torno do modo correto de agir e sua relação com o alcance do bem supremo – almejado por todos os homens: a felicidade. Que está diretamente ligada, segundo Platão, ao sentimento de justiça, situada no âmbito politico que não pode ser dissociar da ética. Que é o único meio de se alcançar a verdade com o uso reto da razão, ideia que se notabilizou pela famosa frase: “Só o justo é feliz”

Aristóteles – Defende a visão de que o homem não busca um único bem supremo, por necessita de vários deles. Os melhores bens serão definidos pelo viver, pelo sentir e pela razão. A vontade e o esforço humano para desenvolver voluntariamente bons hábitos com base na sua própria razão. (virtude)

Immanuel Kant – Segundo ele, Ética é a busca pela igualdade entre os homens, o conhecimento verdadeiro, a liberdade do agir, de forma única, racional e transcendental.

Peter Singer – Diz que ética é sinônimo de moral. Para muitos a ética é bonita na teoria e na pratica não funciona. Tendo isto como base para afirmar que é uma reflexão continua a respeito do que fazemos e do que deixamos de fazer.

Zygmunt Bauman – Não há desvalorização dos estudos dos temas éticos clássicos. Mesmo com o decrescimento moral do homem pós-moderno. Afirma que é necessário ampliar as reflexões em torno das relações humanas, seus preconceitos, insegurança, as desigualdades sociais, etc. A ética é exatamente a necessidade de pensar com profundidade em torno das crises atuais e de suas alternativas

Ética é reflexão! Que é principal atividade para melhoria da condição humana.

A importância da ética para a sociedade, está justamente em contribuir para que os seres humanos busquem sempre seu melhor lado.

Entenda que a ética não dita leis, normas, regras; ela desenvolve valores, a partir de reflexões que podem ajudar a melhorar o comportamento humano.

Espero ter ajudado com esse pequeno resumo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *